Notícias Missionárias

Notícias Missionárias - Povo Xerente

03/01/2019
Werner Seitz

Graça e paz irmãos!

Recebemos notícias do Pr. Werner e sua família sobre o trabalho com o povo Xerente. Louvamos a Deus por sua dedicação no trabalho de evangelização desse povo.

Segue abaixo o link com um vídeo da celebração de Natal realizada na aldeia Nrõzawi:

https://youtu.be/7rsDeg07Y8Q

Ele nos enviou também seus planos ministeriais para 2019:

Tradução da Bíblia

Em 2019 continuarei meu desenvolvimento nos processos da tradução. Tenho aprendido o processo com o pr. Guenther, que sabiamente tem me incluído nas etapas junto com ele. Assim, tenho participado das discussões com a consultora sobre o livro de Êxodo (não participei de outros processos nesse livro). Tenho também trabalhado na retro-tradução de alguns trechos já trabalhados pelo pr. Guenther com a equipe.

Na metade de 2018 concordamos que eu iniciaria o processo do zero com o livro de Daniel, caps. 1-6, e assim aconteceu. Estou no terceiro capítulo, primeiro esboço.

Em 2019 quero terminar esses capítulos de Daniel (todo processo: esboço, revisões, retrotradução, consultoria), além de fazer o processo em outros livros, possivelmente Rute e algum outro. Mas é subjetivo falar em quantos livros ou capítulos, pois dependemos da disponibilidade dos auxiliares indígenas, da disponibilidade da consultora, da equipe de tradução (quando necessário reuni-la).

Eu gostaria que avançássemos na consultoria dos trechos de Êxodo e os outros do Pentateuco, para publicar esses trechos em livretos e largar na mão da igreja. Mas não sei o quanto avançaremos, pois quem está à frente desse processo é o pr. Guenther (como deveria ser), e ele está por demais envolvido com a finalização do dicionário.

Para avançar na tradução da Bíblia, preciso de bastante tempo separado para isso. Preciso de tempo de estudo, tempo para sessão com auxiliares indígenas aqui na aldeia e em outras aldeias, tempo para trabalhar com o pr. Guenther na cidade ou quando ele vem pra aldeia.

Tenho tido dificuldades com os auxiliares linguísticos indígenas. Por incrível que pareça, eles não tem tempo. Por exemplo: o Mrõzanõ agora tem um emprego de motorista dos carros da saúde. O Wahinnẽ trabalha em Palmas a semana toda. O pr. Pedro Kaze é professor em escola de outra aldeia. Finais de semana, aproveitam para ver a roça, ir caçar, etc.

Assim, em 2019 vou iniciar trabalho com auxiliares de outras aldeias. Pretendo trabalhar com o Nelson Praze, que é o líder da igreja que está se formando na Aldeia Mrãiwahâ. Também pretendo trabalhar com o Valteir Tpêkru, que está fazendo mestrado em linguística, e mora na aldeia Karêhu, onde fizemos um batismo e queremos plantar uma igreja.

Produção e publicação de material na língua

• Impressão de um folheto evangelístico em Xerente, com figuras ao estilo indígena

• Como mencionado, trabalharemos na produção dos trechos do Pentateuco, mas é pouco provável que publiquemos ainda em 2019.

Aprendizado da língua

Continuarei com sessões de aprendizado da língua e visitas frequentes pela aldeia para praticar a conversação. Estou avançando, já num nível intermediário. Quero chegar ao final de 2019 falando bem o Xerente. 

Discipulado e formação de líderes

• Em 2019 quero incluir, de forma um pouco mais formal, pelo menos mais dois homens. Exatamente os dois com quem quero começar a trabalhar na tradução, como auxiliares. Esses dois novos auxiliares linguísticos, não por coincidência, são também o líder da igreja em formação na aldeia Mrãiwahâ e o cacique da aldeia Karêhu, onde queremos plantar uma igreja. Assim, unindo o útil ao agradável, estarei também trabalhando na formação desses líderes.

• Tenho orado para que algum dos homens a quem tenho evangelizado queira um compromisso mais sério com Jesus.   

• Em 2019 continuarei acompanhando o pr. Sirnãwẽ Xerente nas visitas em outras aldeias aqui da região (uma noite por semana, na época da seca). Temos alcançado 15 aldeias fazendo esses cultos e visitas.

Plantação de igrejas

• Igreja da Aldeia Mrãiwahâ – em 2018 iniciaram cultos regulares, já fizemos 4 batismos e um curso do pr. Rinaldo. A igreja está em formação. Em 2019 vou continuar visitando com frequência, de vez em quando participando do culto por lá. Pretendo me aproximar mais do líder Nelson Praze. Entendo que se esta igreja crescer saudável, será uma bênção e poderá alcançar as aldeias ao redor.

• Igreja da Aldeia Karêhu – Com a ajuda da igreja da aldeia Mrãiwahâ, pretendemos iniciar o trabalho regular na aldeia Karêhu, que é ao lado.

Regiane

Minha esposa continuará focada na educação domiciliar do Davi e Elisa, que tem dado muito certo até aqui.

Ela apoia o trabalho com as crianças da aldeia aos sábados e tem ensinado as mulheres da igreja aos domingos.

Em 2019 pretende iniciar aulas de ensino religioso na escola da aldeia, como voluntária (ensino religioso está na grade curricular do Estado).

 

Voltar